Baseou-se no grande número de resíduos
sólidos depositados no pátio da escola e proximidades no decorrer do dia. O
diagnóstico foi feito: nossos alunos não estão conscientes do impacto que geram
suas ações cotidianas relacionadas aos resíduos sólidos produzidos. Está
ocorrendo uma falha não só em respeito à educação ambiental, mas também em
relação a valores, ética e cidadania.
A percepção do saber como construção humana constitui-se condição
necessária, mesmo que não suficiente, para que se promova a consciência de uma
responsabilidade social e ética. Nesse sentido, deve ser considerado o
desenvolvimento da capacidade de se preocupar com o todo social e com a
cidadania. (PCNs - Ensino Médio p.27)
É nesse contexto que, através de uma
educação transformadora e participativa estamos implementando ações, juntamente
com membros da Comunidade Escolar que já trazem em sua bagagem experiências
anteriores na montagem de projetos e criação de papel artesanal reciclado e o
artesanato como base para a transformação de lixo em luxo e, consequentemente,
gerando recursos e incrementando renda.
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